sábado, 8 de março de 2014

O Alfabeto Escalafobético

Hoje vou falar do livro "Alfabeto Escalafobético", escrito por Claudio Fragata. Esse é mais um livro que ganhei da Jujuba Editora.


Você já parou para pensar na importancia do alfabeto? Para escrever qualquer coisa precisamos das letras, uma depois da outra, grudadas ou separadas. Mas sempre presentes!
As letras formam palavras engraçadas, como pirilampo. Ou palavra pesada, como hipopótamo. Tente falar cada silaba separadamente. É como se fossem passos do hipopótamo! Há também palavras saltitantes, como pululante, ou apertadinhas, como ovo. Não parece que a letra v ficou espremida? Tem palavras que nos fazem rir. Quer ver? Experimente falar sorriso. É impossível não sorrir
As letras formam também palavras diferentes, como escalafobético. O que é escalafobético mesmo?
Melhor procurar no dicionário. E conhecer um monte de outras palavras.




Comecei a leitura seguindo esse conselho. Fui procurar o significado de escalafobético no dicionário.

  • Escalafobético: Esquisito, extravagante, estrambótico, excêntrico.
Sabendo disso, já podemos começar a ler, ou degustar. Explico: Cada página do livro corresponde a uma letra. Cada letra dá sentido a um pequeno poema. Cada poema recebe uma ilustração que tenha a ver com a letra, ou até formando a própria letra. 

Esse livro é simples, e poderia ser lido em um minuto, mas é preciso mais tempo para captar a essência de cada página. Os poemas precisam ser lidos pausadamente. Sentir que uma palavra rima com a outra. Sentir a bagunça, ou sincronia, das silabas na boca.

I

A LETRA I
É EQUILIBRISTA.

NÃO DEIXA CAIR DA CABEÇA

O PINGO

          PINGADO

                    PELO ARTISTA.


U

   AI, AUGUSTO!

QUE SUSTO!

ME DEU ATÉ

    SOLUÇO!

As ilustrações da Raquel Matsushita acompanham a simplicidade dos poemas, e são lindas. Em poucos traços dá para entender a mensagem.

Eu fiz algumas fotos dos detalhes que mais gostei, mas não consegui passar do celular para o computador (e também não gostei muito da qualidade), então peguei essas fotos emprestadas do Blog da Entrelinha, que é responsavel pela parte gráfica do livro.


A capa  laranja fosforecente chama bastante atenção. É cheia de detalhes que estão nas ilustrações do interior do livro.



Algumas páginas são em tons fortes, outras em tons mais neutros (ousaria até a dizer que tons pasteis), e, embora eu não tenha experiência nessa area, acho que prende bastante a atenção da criança.


Tudo nesse livro é muito simples, e a sua beleza está nisso. Ele vai agradar desde a criança que não sabe ler, mas vai folhear e viajar nas ilustrações, até um adulto mais chato, como eu. Mas isso só vai acontecer se o adulto enxergar com olhos de criança.

Pesquisando mais informações sobre o livro, vi no site da Livraria Cultura que a faixa etária e a partir dos 5 anos. Mas, como eu costumo dizer, não existe idade para estimular a leitura, para estimular novas experiências. Uma criança de 3 anos pode até não entender o que o livro diz, mas um adulto pode ler, mostrar os desenhos, as formas. Deixe o livro com a criança, mesmo que ela rabisque. Afinal, o livro é da criança. Permita que ela descubra o livro da sua forma, sem repressão.

Mais uma leitura linda e divertida da Jujuba Editora super recomendada!

Até o próximo encontro!



4 comentários: